top of page
Foto do escritorEndoscópica

CÁLCULOS RENAIS – COMO SE FORMAM, PRINCIPAIS CAUSAS, SINTOMAS E TRATAMENTO


Cálculos renais ou pedras nos rins são formações endurecidas que se formam nos rins ou nas vias urinárias, resultantes do acúmulo de cristais existentes na urina. Estudos apontam que beber pouco líquido é uma das principais causas da ocorrência de cálculo renal. Mas várias outras razões podem levar à formação de pedra no rim, como infecções urinárias, grande quantidade de fosfatos, cálcio, oxalato, cistina ou falta de citrato. Também é levada em conta a herança genética ou alterações anatômicas no sistema urinário. Vale ressaltar que a urina contém, naturalmente, elementos que podem se juntar e formar uma pedra, como o cálcio e o ácido úrico, que são substâncias produzidas diariamente pelo organismo e eliminadas naturalmente pela urina.


Segundo dados da Sociedade Brasileira de Urologia, 13% da população mundial possui cálculos renais e, no Brasil, o número representa 5% dos habitantes. Pode parecer pouco, mas se no país existem 212 milhões de pessoas, significa que pelo menos 10 milhões têm cálculo renal.


A grande característica é que muitas vezes as crises renais passam despercebidas, sem sintomas, e outras vezes vêm com uma dor forte que começa nas costas e se irradia para o abdômen em direção à região inguinal.

É uma dor que se manifesta como cólicas, além de estimular o sangue na urina. Em alguns casos há a necessidade até de internação para retirada, enquanto outros as pessoas expelem urinando e nem percebem.

Outro ponto interessante a ressaltar é ser uma doença duas vezes mais comum em homens do que em mulheres.


Recomendações

Beba água regularmente, de dois a três litros por dia. Essa é a medida mais importante para prevenir cálculos renais. Utilize um filtro de papel quando houver a possibilidade de eliminar um cálculo. A análise de sua composição pode orientar o médico na escolha do tratamento mais adequado. O uso de medicamentos contra dor deve ser prescrito pelo médico. Alguns deles são desaconselháveis para pessoas com problemas estomacais ou para gestantes.

Controle a ingestão de alimentos ricos em proteínas e cálcio se os cálculos forem formados por excesso de ácido úrico ou cálcio. Não se automedique, nem faça o próprio diagnóstico. Procure atendimento médico, especialmente se tiver dores intensas nas costas ou no abdômen e sinais de sangue na urina.


363 visualizações0 comentário

ENDEREÇO

Rua Geralda Gomes da Silva, 277 Jardim Sao Luiz, Montes Claros MG

(38) 3223-2999

(38) 3213-8531

JUNTE-SE À NOSSA LISTA DE EMAILS

© Todos os direitos reservados. Desenvolvido por 3d Comunicação e Marketing

bottom of page