A pancreatite aguda é uma inflamação súbita do pâncreas que pode ser uma condição grave e potencialmente fatal. Os sintomas incluem dor abdominal intensa, náusea, vômito e febre. A causa mais comum de pancreatite aguda é a obstrução do ducto pancreático por um cálculo biliar ou alcoolismo.
O diagnóstico precoce da pancreatite aguda é fundamental para o tratamento adequado e pode incluir exames de sangue, ultrassonografia abdominal, tomografia computadorizada e uma ressonância magnética específica para as vias biliares. A endoscopia pode ser útil na condução desses pacientes de duas formas: ou através do ultrassom endoscópico ( ecoendoscopia), que permite um diagnóstico preciso de pequenos cálculos, ou através da CPRE ( colangiopancreatografia retrógrada endoscópica ), que por sua vez permite a retirada de cálculos de dentro das vias biliares.
O tratamento da pancreatite aguda inclui jejum e hidratação intravenosa para reduzir a inflamação do pâncreas. A internação hospitalar é necessária na maioria dos casos. Conforme a gravidade, procedimentos endoscópicos e/ ou cirúrgicos podem ser empregados.
Complicações da pancreatite aguda, como por exemplo os pseudocistos pancreáticos, em certas circunstâncias, também podem ser tratados endoscopicamente.
Se você apresenta sintomas de pancreatite aguda, é importante buscar atendimento médico imediatamente. A equipe especializada da Endoscópica em Montes Claros está pronta para oferecer o diagnóstico e tratamento adequados da pancreatite aguda.
Agende sua consulta hoje mesmo e cuide da sua saúde com os melhores profissionais.
Comments