O que é?
O cálculo renal, também conhecido como pedra nos rins, é caracterizado pela formação de pequenas pedras dentro dos rins, dos seus canais ou da bexiga, devido à baixa ingestão de água ou uso constante de remédios, por exemplo.
Geralmente, o cálculo renal não provoca dor e é eliminado através da urina sem que o indivíduo saiba que teve uma pedra nos rins. Porém, em alguns casos, o cálculo renal pode crescer muito e ficar preso nos tubos urinários, provocando forte dor na parte inferior das costas.
Como evitar?
Para evitar a formação de pedras nos rins, é importante seguir algumas recomendações, como por exemplo:
Beber muita água, pelo menos 2 litros por dia;
Adotar uma dieta com baixa concentração de sal e proteínas;
Evitar o uso de suplementos;
Adotar hábitos saudáveis, como a prática de exercícios, para que a pressão possa ser controlada;
Aumentar o consumo de alimentos que contenham cálcio, mas com orientação do nutricionista, já que o excesso de cálcio também pode causar problemas nos rins.
É importante também evitar o consumo de embutidos, como salsichas, presuntos e linguiças, por exemplo, além de macarrão enlatado, cerveja, carne vermelhas e frutos do mar, já que podem aumentar a concentração de ácido úrico e levar à formação de cálculos. A dieta para cálculo renal deve ser pobre em proteínas e sal e rica em líquidos para que assim possa ser evitado não só a formação de novos cálculos, mas também facilitar a eliminação da pedra já existente.
Principais sintomas
Os principais sintomas de cálculo renal são:
Dor forte na parte inferior das costas, podendo afetar apenas um lado ou os dois;
Dor que irradia para a virilha ao urinar;
Sangue na urina;
Febre e calafrios;
Náuseas e vômitos.
Comments